sexta-feira, 5 de março de 2010

Aquecimento Global






Nos últimos 120 anos, a temperatura média na Terra subiu cerca de 0,8ºC. Os oceanos, devido à sua enorme massa, têm uma grande inércia térmica que retarda o seu aquecimento. A massa terrestre, no entanto, tem aquecido muito mais depressa do que os oceanos, e os impactos desta variação no clima são já notórios. O aumento do nível do mar e a maior frequência de cheias e furacões são dois fenómenos frequentemente atribuídos ao aquecimento global.

O aquecimento global é, segundo a maior parte dos estudos feitos nesta área, uma consequência directa da actividade humana. A intensa actividade industrial do último século, fortemente baseada em combustíveis fósseis, tem levado ao aumento da concentração de CO2 (dióxido de carbono) e outros gases de efeitos de estufa na atmosfera.

Correlação entre o aquecimento global e a actividade humana (Fonte: NASA)



Na concentração correcta, os gases de efeito de estufa são imprescindíveis à nossa sobrevivência, uma vez que absorvem parte da radiação solar reflectida pela Terra e mantêm a temperatura média terrestre em torno dos 13ºC, o ideal para o nosso ecossistema. No entanto, a intensa actividade industrial do último século tem elevado consideravelmente a concentração de CO2, o principal gás de efeito de estufa. Como consequência, uma parcela cada vez maior da radiação solar é absorvida, elevando a temperatura terrestre:

O aquecimento global é provocado por um efeito de estufa crescente (Fonte: IPCC)

Sem comentários:

Enviar um comentário